Um bom relacionamento com o chefe, torna o ambiente de trabalho muito melhor e, eventualmente, impulsiona a carreira. Mas, para manter uma boa imagem, sem ser chamado de puxa saco, há algumas maneiras.
Seja sempre pontual
O hábito de chegar atrasado, mesmo que sejam alguns minutos, é logo percebido por colegas de trabalho e pelo chefe. A persistência no hábito leva à estagnação profissional e, eventualmente, à demissão.
Ao contrário, chegar um pouco antes todos os dias, demonstra respeito pela empresa e colegas, além de permitir o uso do tempo para interesses pessoais.
Tome iniciativas
Pro-atividade indica capacidade para liderança. Se o seu chefe tem peso demais sobre os ombros, não há mal nenhum em perceber responsabilidades que você pode assumir, e oferecer-se para ajudar. Os benefícios ao seu favor aumentam se essa nova responsabilidade incluir contato com outros escalões da empresa, clientes ou fornecedores.
Reuniões que envolvem vários setores, ou preparação de palestras ou seminários são um terreno fértil para aumentar seu networking e atuar fora das 4 linhas do seu cubículo.
Analise problemas e proponha soluções
Canalize sua criatividade. Descubra 2 ou 3 problemas crônicos do seu setor, estude à respeito. Leia revistas especializadas e veja como esta questão está sendo tratada por outras empresas. Se puder apresentar ao seu chefe um plano claro sobre o problema e uma lista de soluções factíveis, estará demonstrando que entende a empresa como um todo, além do ramo de negócio em que atua.
Prove seus argumentos
Evite falar por falar, alimentando especulações. Fale com conhecimento de causa. Se afirma que tem conhecimento ou experiência em alguma situação, prove com ações.
Seja organizado
Uma mesa bagunçada não é um bom sinal de criatividade, e geralmente passa a imagem de desorganizado ou de incapacidade de estabelecer prioridades. Mantenha seu espaço pessoal arrumado e mostre a todos, inclusive seu chefe, que mantém seu trabalho sob controle.
Mantenha-se ávido pelo conhecimento
Não se contente com as delimitações da sua função no organograma. Procure aprender sempre mais sobre o segmento em que a empresa atua sobre a economia e como o negócio se comunica com outros segmentos ou setores da sociedade. Além de mantê-lo afiado para eventuais conversas no bebedouro, expande sues horizontes e a capacidade a assumir outros cargos, dentro ou fora da sua empresa atual.
Exponha sua opinião
Um bom chefe não deseja ouvir 'sim senhor' 100% do tempo. Concordar sempre dá a impressão de que não é capaz de pensar por si próprio. Mesmo estando errado, expor suas idéias com argumentos bem estruturados e honestidade é mais positivo que guardar sua opinião sempre para si.
Mantenha uma atitude positiva Em uma multidão de rabugentos e reclamões, pessoas positivas se destacam. E não se trata de otimismo superficial com frases prontas de auto-ajuda, mas da capacidade de antecipar a solução enquanto todos estão ruminando o problema.
Faça um bom trabalho
É simples e óbvio, mas fazer um bom trabalho é a maneira simples de agradar ao seu chefe, seus colegas, a si mesmo. Um trabalho bem feito fala por si.
Fonte: Meta executiva .com