O tradicional prato “Vaca Atolada” existe desde 1997 e era oferecido como prato típico da região do Paraná e é muito consumido pelos mineiros e outras regiões do Brasil afora, os principais ingredientes para a Vaca Atolada são Costela Bovina e Mandioca.
Durante o Brasil Sabor 2011, o chefe Dyogo Prado, professor do curso de Chef de Cuisine do Centro Europeu, resolveu adicionar alguns ingredientes a mais para inovar esse prato.
A receita usada por Dyogo trás costela cozida com blini de mandioca e roti de carne e batata chips quer fazer em casa? Anote a receita:
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
- 2kg de costela
- 2 cebolas
- 100g manteiga
Para o caldo:
- 500g de músculo
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 1 alho poró
Para o blini:
- 300g de mandioca branca
- 300g de batata Asterix
- 50g manteiga
Para a decoração:
- 1 banana da terra verde
- Sal e pimenta
Receita:
Primeiro passo: Em uma panela, de preferência de ferro, doure o músculo cortado em cubos de 3 cm, adicione 3 litros de água e os legumes cortados em quadrados pequenos. Deixe cozinhar em fogo baixo por uma hora e meia. Reserve.
Segundo passo: Tempere a costela com sal e pimenta, doure-a e adicione o caldo fervendo. Deixe cozinhar por aproximadamente 2h ou até que fique macia a ponto de desfiar, depois de cozida, desfie separando somente a carne e desprezando a gordura. Em uma frigideira com a manteiga, adicione a cebola cortada em tiras (juliene) e deixe em fogo baixo até caramelizar. Acrescente a costela já desfiada e reserve.
Terceiro passo: Separe a gordura do caldo em que foi cozido a costela, deixe no fogo para reduzir e encorpar, se necessário, engrosse com um pouco de amido de milho diluído em vinho tinto, tempere com sal e pimenta.
Quarto passo: Para o blini de mandioca, cozinhe a batata e a mandioca até estarem a ponto de purê. Esprema, misture a manteiga e tempere com sal e pimenta. Em seguida, frite em um frigideira pequena com manteiga.
Quinto passo: A decoração. Corte a banana da terra em laminas finas de 0.5 cm, frite e tempere com sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário